5º Chakra

5º LARÍNGEO

Vishuddha


1. Elemento: Éter.

2. Forma: Lua Cheia.

3. Cor: Azul-turquesa.

4. Som: Ham.

5. Nota Musical: Sol.

6. Nº de pétalas: 16.

7. Corpo: Mental.

8. Raio: 3º - Inteligência Activa.

9. Glândula: Tiróide.

10. Animal/Totem: Elefante com uma tromba.

11. Órgão de Acção: Boca.

12. Órgão dos Sentidos: Pele.

13. Sentido Predominante: Audição.

14. Ar: Udana – favorece o transporte do ar para a cabeça e contribui para a produção do som.

15. Princípio Fundamental: Conhecimento, ressonância da essência, alegria.

16. Palavra-chave: Criatividade.

Situado na base do pescoço, localiza-se na garganta. O seu talo pode terminar aí, como pode, ter conexões variáveis.

Rege a glândula tiróide – hipotálamo, aparelho brônquico e vocal, pulmões e canal alimentar. Está associado ao mundo da comunicação, expressão, audição e todos os usos do som e da palavra. Quando expandido, podemos expressar sentimentos de forma clara, harmoniosa e bela, evocando realidades superiores. É responsável pelo rejuvenescimento e longevidade. É a passagem, o caminho que as emoções contidas no coração necessitam atravessar para serem harmonizadas, conduzindo à expressão do seu poder e vontade.

As suas funções incluem a criatividade, receptividade, habilidade para comunicar, discurso, som, vibração, comunicação. Tem como gemas e minerais associados a turquesa, a celestite, o topázio azul, a sodalite, o lápis-lazúli, a água marinha, a azurite e a ryanite. Os alimentos benéficos são: as frutas e vegetais azuis e púrpura.

Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza. Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: problemas na comunicação e/ou discurso, excesso de uso insensato do conhecimento, ignorância, falta de discernimento, depressão e problemas da tiróide.

No comments: