4º Chakra

4º CARDÍACO

Anahata


1. Elemento: Ar.

2. Forma: Estrela de 6 pontas.

3. Cor: Verde.

4. Som: Yam.

5. Nota Musical: Fá.

6. Nº de Pétalas: 12.

7. Corpo: Intuitivo.

8. Raio: 2º - Amor e Sabedoria.

9. Glândula: Timo.

10. Animal/Totem: Antílope.

11. Órgão de Acção: Órgãos genitais.

12. Órgão dos Sentidos: Pele.

13. Sentido Predominante: Tacto.

14. Ar: Prana, manifestado na forma do ar que respiramos, rico em iões negativos, portadores de vida.

15. Princípio Fundamental: Mantém o equilíbrio entre os três Chakras inferiores e os três superiores; sensibilidade generosidade, perdão, alegria e união.

16. Palavra-chave: Compaixão.

Localiza-se no centro do tórax entre os mamilos (no meio do peito na área do osso esterno). O seu talo atravessa o plexo cardíaco e termina no espaço compreendido entre a 1ª e 2ª vértebras dorsais.

A cor associada a este Chakra é o verde (cor secundária, pirite). O elemento associado a ele é o ar. Rege a glândula Timo, responsável pelo sistema imunológico que funciona perfeitamente quando harmonizados os restantes Chakras, glândulas endócrinas, coração, sistema circulatório, nervo vago e sangue, braços e mãos. Associado ao coração e ao amor abnegado pela transcendência do ego e do julgamento. As suas funções são amor e paz incondicional; dá a capacidade de amar a si próprio e aos outros incondicionalmente. Dá fundamento à força – vida do Eu Superior.

As gemas e minerais associados a ele são a esmeralda, turmalina verde e rosa, malaquita, jade verde, aventurina verde, crisopásio, quartzo rosa, rubi. Os alimentos que lhe são benéficos são as frutas e vegetais verdes.

Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: Amor Divino/incondicional, perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo e união com a vida. Aceitação, paz, abertura, harmonia, contentamento. Pode manifestar, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, como qualidades negativas, as seguintes características: repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, problemas de coração e circulação.

No comments: