2º Chakra

2º SACRAL

Svadhistana

  1. Elemento: Água.
  2. Forma: Círculo com um crescente lunar.
  3. Cor: Laranja.
  4. Som: Vam.
  5. Nota Musical: Ré.
  6. Nº de Pétalas: 6.
  7. Corpo: Etérico (Mente Instintiva).
  8. Raio: 7º - Ordem e Cerimonial.
  9. Glândula: Gónadas.
  10. Animal/Totem: Crocodilo.
  11. Órgão de Acção: Mãos.
  12. Órgão dos Sentidos: Língua.
  13. Sentido Predominante: Paladar.
  14. Ar: Apana Vayu, energia descendente que assegura as funções de eliminação (urina), que expulsa o esperma do órgão masculino e empurra o feto para fora do útero maternal. Rege, também, as menstruações.
  15. Princípio Fundamental: A criatividade, a reprodução da essência divina, a procriação, a família.
  16. Palavra-chave: Sensualidade.

Localiza-se logo acima dos órgãos reprodutores, acima do osso púbico. O seu talo atravessa o plexo de mesmo nome (que, na anatomia, é uma ramificação do solar) e vai terminar na zona compreendida entre a 1ª e a 2ª vértebras lombares. Rege os órgãos reprodutores, ovários, testículos, próstata, genitais, baixo-ventre, bexiga, vesícula. Está associado à sexualidade, criatividade, procriação, sensualidade, capacidade de sentir emoções, contentamento, assimilação dos alimentos, força física e vitalidade. É o portal por onde adquirimos a sensibilidade de perceber as emanações subtis e vibrações dos seres e do ambiente.

As gemas e minerais a ele associados são a turmalina, coral, calcite dourada, âmbar, citrina, topázio dourado, aventurina pêssego. Quanto aos alimentos que lhe são benéficos: líquidos, frutos e vegetais laranjas.

Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: dar e receber, emoções, desejos, prazer, entrega sexual/passional, movimento, assimilação de novas ideias, saúde, família, tolerância, trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros. Pode ainda manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: exagerada indulgência com a comida ou sexo, dificuldades sexuais, confusão, ausência de objectivos, ciúme, inveja, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga.

No comments: