1º Chakra

1º SACRO
Muladhara

1. Elemento (Tattva): Terra.
2. Forma: Quadrado.
3. Cor: Vermelho.
4. Som (Bija Mantra): Lam.
5. Nota Musical: Dó.
6. Nº de Pétalas: 4.
7. Corpo (Kosha): Físico.
8. Raio: 4º - Harmonia através do Conflito.
9. Glândula: Supra-renais.
10. Animal/Totem: Elefante com sete trombas.
11. Órgão de Acção (Karma Indriya): Pés.
12. Órgão dos Sentidos (Jnana Indriya): Nariz.
13. Sentido Predominante: Odor.
14. Ar (Vayu): Apana Vayu, energia descendente que assegura as funções de eliminação (urina), que expulsa o esperma do órgão masculino e empurra o feto para fora do útero maternal. Rege, também, as menstruações.
15. Princípio Fundamental: Encarnação, Consciência física.
16. Palavra-chave: Segurança.

Localiza-se na base da coluna ou cóccix. O seu talo atravessa o plexo pélvico, o hipogástrico, e termina entre a vértebra sacra e a primeira coccigeana. Rege o sistema locomotor, as glândulas supra-renais, rins, coluna vertebral, cólon, pernas e ossos. Está associado à terra e à matéria, à vitalidade, à saciedade dos desejos, ao fundamento (dar bases), coordenação física e sobrevivência. Dá vitalidade ao corpo físico. É a força da vida, da sobrevivência, auto-preservação e instintos.

As gemas e minerais a ele associados são o rubi, a granada, a hematite, o jaspe sanguíneo, a turmalina preta, a obsidiana, o quartzo fumado. Quanto aos alimentos que lhe são benéficos: as proteínas (carne e peixe, não são recomendados), frutos e vegetais vermelhos.

Este Chakra indica como qualidades e lições a aprender: assuntos relacionados com o mundo material e o sucesso, o corpo físico, o domínio do corpo as base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranquilidade, saúde, coragem e paciência. Pode também manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.

No comments: